Serviços
 O portal
 Busca
 Enquetes
 Notícias
 Artigos
 Legislação
 Jurisprudência
 Livros
 O que são Danos?
 Danos Morais
 Danos Materiais
 Danos à Imagem
 À Saúde e Estética
 Ao Consumidor
 Ao Meio Ambiente
 Causados pelo Poder Público
 Decorrentes de Erros Profissionais
 Sofridos pelo Trabalhador

Visitas:1374610


Siga nosso Twitter
 22/08/2014 02:15:15

ofensa - indenização | Danos.com.br

 ofensa - indenização
 


RECURSO ESPECIAL. DANO MORAL. OFENSA PRATICADA POR ADVOGADO CONTRA PROMOTORA DE JUSTIÇA. CONDUTA NÃO ABRANGIDA PELA IMUNIDADE PROFISSIONAL. MONTANTE INDENIZATÓRIO. REVISÃO DO VALOR NO STJ.
1 - A imunidade profissional estabelecida pelo art. 7º, § 2º, da Lei 8.906/94, não abrange os excessos configuradores de delito de calúnia e desacato e tem como pressuposto que "as supostas ofensas guardem pertinência com a discussão da causa e não degenerem em abuso, em epítetos e contumélias pessoais contra o juiz, absolutamente dispensáveis ao exercício do nobre múnus da advocacia" (passagem extraída do voto Ministro Sepúlveda Pertence no HC 80.536-1-DF).
2 - Precedentes do STJ no sentido de que tal imunidade não é absoluta, não alcançando os excessos desnecessários ao debate da causa cometidos contra a honra de quaisquer das pessoas envolvidas no processo, seja o magistrado, a parte, o membro do Ministério Público, o serventuário ou o advogado da parte contrária.
3 - O valor devido a título de danos morais é passível de revisão na via do recurso especial se manifestamente excessivo ou irrisório. Redução do valor da indenização, tendo em vista os parâmetros da jurisprudência do STJ, e levadas em consideração as circunstâncias do caso concreto, notadamente a gravidade das ofensas.
4 - Recurso especial a que se dá parcial provimento provimento.
(Recurso Especial nº 919.656 - DF (2007/0014459-7), Relatora Ministra Maria Isabel Gallotti, julgado em 04 de novembro de 2010)




Voltar


 
 
Digite a frase ou palavra:
 

As declarações de um humorista, feitas em tom de piada, podem gerar dano moral?
 
Sim, se a piada for ofensiva;
Sim, se é citado o nome da pessoa;
Não, ninguém deve se ofender com uma piada;
Não, os humoristas não podem sofrer censura;
Não possuo opinião a respeito.
Resultados 

Todas as informações contidas neste site são fornecidas pela equipe Danos.com.br